16 de fevereiro de 2011

A catalepsia espiritual

 
Romanos - 24
17. Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.
18. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito, o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está.
19. Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico.
20. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.
24. Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?


INTRODUÇÃO
Quero nesta mensagem ser fiel ao que o Senhor colocou em meu coração, levando ao seu a maravilhosa palavra de Deus, para que todos conheçam qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus(Rm 12:02).

Para tanto quero que os amados irmãos me emprestem vossos corações e creiam no que o Senhor fará em vossas vidas a partir de hoje. A mensagem é a CATALEPSIA ESPIRITUAL, e catalepsia significa morte aparente.

O que é CATALEPSIA?
É um distúrbio que impede o doente de se movimentar, apesar de continuarem funcionando os sentidos e as funções vitais (batimentos cardíacos um pouco desacelerados). A pessoa fica parecendo uma estátua de cera. Se ela estiver sentada e alguém posicionar seu braço para cima, ela permanecerá assim enquanto durar o surto, afirma o neurocientista Ivan Izquierdo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O ataque cataléptico pode durar de minutos a alguns dias e o que mais aflige quem sofre da doença é ver e ouvir tudo o que acontece em volta, sem poder reagir fisicamente. As causas, porém, ainda é um mistério, apesar de não faltarem hipóteses e especulações. A origem do problema pode ser tanto externa como um traumatismo craniano, quanto congênita má formação em alguma região cerebral, diz o neurologista Vanderlei Cerqueira Lima, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Já o psiquiatra Marcio Versiani, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), afirma que se trata de uma manifestação de esquizofrenia ou histeria, no segundo caso geralmente ligado a choques emocionais. Além disso, ocorre em pacientes com distúrbios do sono e pode, ainda, ser um tipo de manifestação de epilepsia, em que a pessoa fica imóvel em vez de ter convulsões. Todo mundo já ouviu lendas tenebrosas sobre pessoas que teriam sido dadas como mortas e enterradas vivas durante um surto de catalepsia, mas isso é altamente improvável. Se, de fato, ocorreu algo parecido, só pode ter sido em um passado muito remoto. Hoje em dia existem exames e equipamentos que confirmam o óbito sem margem de dúvida, diz Vanderlei.

APARENTEMENTE MORTO
O apóstolo Paulo nos mostra com clareza um período que todo verdadeiro cristão passa e sendo ele um tão memorável homem de Deus, e que sempre quando prego, digo que Paulo começou sua experiência com o Senhor sofrendo literalmente na pele o preço, pois a palavra nos revela que Paulo começou caindo do cavalo, e a bíblia nos informa que ele ficou cego, e eu chego a pensar que para tanto ele pode ter batido sua cabeça em uma pedra, talvez deslocando a retina dos olhos.

Diante dessa situação Paulo tem que se render ao nome que está acima de todos os nomes, JESUS. Então após se converter, o anteriormente Saulo se transforma em Paulo, e começa a levar a boa e agradável palavra de Deus a todos os viventes, e para isso pagando um grande e alto preço.

Em um momento de seu ministério Paulo reconhece suas limitações, e fraquezas, e como lemos acima, Paulo reconhece que o pecado nos leva a morte, e na carta de Paulo aos Romanos, ele fala que nele o bem não habita, embora ele queira fazer o bem não o faz, mas o mau que ele não quer fazer, este ele acaba fazendo (Rm 17:18 e 19).

Ao dizer estas palavras, Paulo se mostra aparentemente morto, em estado CATALÉPTICO, e há muito tempo atrás se acredita que pessoas foram enterradas, por estarem em estado de catalepsia, ou seja aparentemente mortos.

Paulo também, como vimos acima, no vr. 24 faz uma pergunta, Quem me livrará do corpo desta morte? Vejo Paulo totalmente entristecido se vendo derrotado, assim como muitas vezes nos encontramos. Talvez, neste momento enquanto você lê esta mensagem, você também esteja em estado de catalepsia, como Paulo esteve, e estando nesta situação querem te enterrar, para que não tenhas chance de se levantar novamente.

O ATAQUE DO COVEIRO

Creio que quando o diabo viu Paulo naquela situação sorriu e disse consigo mesmo: Agora eu enterro a Paulo, esse baixinho metido a besta!
Assim ainda hoje o diabo busca crentes que esteja em estado de catalepsia, para enterra-los em cova funda, procurando de vez acabar com eles. Se você conhece alguém que esteja assim, ajude-o.

O coveiro esta a espreita de vítimas, mas se o diabo é o coveiro, eu conheço um que dá vida, o nome dele é JESUS.


O RETORNO À VIDA
Paulo ao se ver prestes a ser enterrado vivo pelo coveiro de almas, se lembra daquele que dá vida, que dá ânimo, que dá força, então ele, Paulo, diz: 25. Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor!


Paulo dá um soco na cara do diabo, o fazendo lembrar daquele que sabe tudo de catalepsia, que levanta o caído, que exalta o humilde, JESUS.

Quero te dizer uma coisa. Você pode aparentemente estar morto, mas ainda não foi enterrado, o diabo não é o dono da última palavra, mas sim Jesus, Ele pode te ajudar. Talvez sua família esta em ruínas, talvez você pensa em dar fim em sua vida (sua vida ministerial,sentimental ou simplismente a intimidade com Deus), então eu te digo que pode aparentar mas não esta morto, Jesus começa a te dar vida agora, se levante e cante, pois você acaba de retornar a vida, Jesus te ama. Você não morreu. O diabo perdeu mais uma.

Autor: Pr. Alexandre Augusto
Igreja Quadrangular - Itajubá/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário