“Se um autor, vindo de uma província perdida no meio de um continente desconhecido, chegasse a um editor com um manuscrito escrito em uma língua misteriosa e anunciasse que sua obra seria traduzida em 1.435 línguas e dialetos; que seria lida durante dois milênios por centenas de milhões de leitores de todos os continentes, entre todas as nações da terra; que ela inspiraria a fundação de três religiões universais, de milhares de confissões e seitas; que provocaria revoluções e guerras, e ao mesmo tempo suscitaria com semelhante intensidade entregas místicas e heroísmos nunca vistos; que, dois ou três milênios após ter sido escrita, ela continuaria a ser vendida em todo o mercado editorial do mundo, com edições de milhões de exemplares por ano; e que, enfim uma enorme parte da humanidade veria nela um último recurso e sua única esperança de salvação, é preciso dizer como ele seria recebido?
É, no entanto, esta impossível aposta que a Bíblia realiza no campo do pensamento e de sua transmissão que, de fato, superou todos os limites de espaço e venceu o tempo. Este livro de Israel, escrito em hebraico e em aramaico, e em grego, o Novo Testamento, não surpreende apenas pela universalidade e pela longevidade de sua carreira: o que faz mais ainda, talvez , ao falar ao homem de todas as idades, em todas as línguas, em todos os níveis de consciência e de cultura. Se um milagre é o que torna real o impossível, estamos diante de um “milagre” no campo da comunicação universal. Ora, em plena era atômica é possível ler sob uma nova luz este documento único, escrito nas idades do bronze e do ferro”.
Estas palavras de Andre Chouraqui, um dos mais respeitados tradutores e biblistas contemporâneos, refletem a importância da Bíblia Sagrada, não apenas para a formação e desenvolvimento da cultura ocidental, como também e principalmente para a inspiração de milhares de pessoas que ao longo do tempo têm encontrado em suas páginas a imprescindível orientação espiritual, além de conforto e sabedoria para viver.
Mais do que isso, a Bíblia Sagrada é a palavra de Deus, que pode nos fazer sábios para a salvação, isto é, pelo Espírito Santo nos guiar até Jesus Cristo, que nos guia a Deus o Pai. (João. 5.39,40; 13.20; 14.6; 15.26; 16.7-15; 2Timóteo 3.15)
Tire as sandálias dos pés, começaremos a pisar o solo sagrado da Bíblia Sagrada. Que o Espírito Santo de Deus nos guie a toda a verdade! Que Jesus nos encontre enquanto caminhamos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário