6 de outubro de 2011

Moralismo religioso


Moralismo: s.m. Sistema filosófico que defende a primazia exclusiva da moral. Excesso de preocupação com questões de moral, tendendo para a intolerância e o preconceito; puritanismo. 

Infelizmente o moralismo hoje tem sido a principal característica de algumas igreja, talvez a maioria. Nos preocupar com as questões morais da sociedade é extremamente importante, porém chegar ao ponto de ser preconceituoso e intolerante é anti-bíblico.
O pior é que a igreja evangélica só leva em conta alguns pontos da moral e ética. Ser homossexual não pode. Burlar o imposto de renda não é tão grave assim. Engravidar antes do casamento não pode. Falar mal dos outros pelas costas é algo corriqueiro. Se embriagar não pode, mas deixar de ajudar alguém passando fome na rua não tem problema. Que tipo de moralismo hipócrita é esse?
Achar que é melhor por fazer parte de uma instituição religiosa é burrice. Você não é melhor por seguir preceitos desta ou daquela igreja. O fato é que se você não se parece em nada com Jesus, você pode ser o “papa” da sua instituição, mas quando Jesus voltar apenas ouvirá: Afaste-se de mim, não te conheço!
Que tipo de cristianismo é esse que afasta a igreja do mundo? Que faz com que criem um gueto onde evangélico fica apenas no seu próprio mundo e não quer se contaminar com a presença dos “ímpios”.
Como ouvirão se não há quem pregue? Como entenderão se há apenas pessoas apontando o dedo e condenando?
O moralista é tão hipócrita que se pegássemos ele mesmo e colocássemos em outro corpo, ele falaria mal e condenaria ele mesmo sem saber. É isso que você faz quando condena os outros, está trazendo condenação para você mesmo!
Se preocupe menos em ser intolerante e se preocupe mais com as pessoas ao seu redor. Não importa se ela está cheia de tatuagens ou piercings, se importe se o coração dela está bem, não com sua aparência.
Jesus tocou no leproso. Ele permitiu que uma mulher com fluxo de sangue (impura e tudo que ela tocasse se tornaria impuro) o tocasse. Jesus se importou com uma adúltera, com ladrão, com prostitutas. Ele não condenou, ele acolheu!
Você é cristão ou apenas um moralista hipócrita que não vive nada do que seja o cristianismo?
Não querido, cristianismo não se trata do que você não faz (não fuma, não bebe e não transa) e sim do que você faz (amor ao próximo, abnegação, entrega).

Nenhum comentário:

Postar um comentário