5 de outubro de 2011

Antes que a lâmpada se apague (parte 1)

“Estando também Samuel já deitado, antes que a lâmpada de Deus se apagasse, em que estava a arca de Deus,
o Senhor chamou: Samuel ! Samuel ! Samuel disse a Ele: “Eis me aqui”.

No Antigo Testamento o templo era iluminado por um grande castiçal com vários braços, cada um com sua lamparina(Ex 25:31-40). Este castiçal também era chamado de Candelabro ou Menorá servia para que os sacerdotes pudessem realizar as sua tarefas. Este candelabro era redondo e tinha sete pavios. Dez desses castiçais ficavam em frente ao lugar santíssimo do templo (1 Rs 7:49).
O interessante é que para que a lâmpada permanecesse continuamente acesa era ordenado que trouxessem “azeite puro”(Ex 27:20,Lv 24:1).
O melhor azeite era para a lâmpada do templo, ou seja, para o candelabro. As lâmpadas representam e expressam a presença de Deus no templo.
Diz a a palava do Senhor que antes que o Senhor chamasse Samuel para o ministério, Eli exercia o sacerdócio em Israel, sendo ele o sumo scerdote. Os filhos de Eli, Hofni e Finéias eram os sacerdotes do templo. Segundo as Sagradas Escrituras os filhos de Eli eram filhos de Belial e não conheciam ao Senhor(1 Sm 2:12). Eli já estava velho e ouvia tudo quanto seus filhos faziam e como se deitavam com as mulheres a porta da tenda da congregação e como desprezavam a oferta do Senhor, mas nada fez por isso (1 Sm 2:17-22). Embora, cumprissem “religiosamente” as obrigações do templo,do seu sacerdócio, Eli negligenciou a maior delas que era de ouvir a voz de Deus e obedece-la. Diz a palavra que “obedecer” é melhor que “sacrificar”(1 Sm 15:22). Eli honrava mais seus filhos do que a Deus (1 Sm 2:29). Foi negligente na obra quando deixou de repreender seus filhos, por amor e temor a Deus. Muitas pessoas servem a Deus, mas não obedecem ao Senhor. Fazem a obra de Deus, mas não obedecem o Senhor da obra.
De nada adianta servir a Deus “religiosamente” se em nossa vida não tememos ao Senhor. Essa também é uma verdade para os dias de hoje, onde muitos “filhos de Eli” tem ministrado em muitas de nossas igrejas. Outra verdade é que também existem muitos “Eli´s” por aí.
Muitos líderes já não ouvem mais a Deus, mas por amor ao cargo ou pelo “fazer para Deus” acabam se “perpetuando” em seus reinos particulares.
Alguns amam mais as honrarias humanas, seus benefícios e a falsa aparência que vivem do que uma vida santa e agradável a Deus.
Mal sabem que a justiça de Deus é segundo Sua verdade(Rm 2:2). Deus é compassivo,bondoso e sua misericórdia dura para sempre, mas onde acaba a misericórdia inicia-se o juízo de Deus.
O Senhor sempre dá tempo para que as pessoas se arrependam e abandonem seus pecados, mas quando temos um coração duro e impenitente só nos resta o juízo(Rm 2:5). O escritor de Hebreus diz:”Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo” e foi o que aconteceu com Hofni e Finéias, pois tiveram suas vidas ceifadas conforme a palavra do Senhor(1 Sm 2:27-364:11;18). No livro de Gálatas no cap 6 Paulo diz:”Não vos enganeis, de Deus não se zomba, pois tudo o que o homem semear, isto também ceifará”.(Gl 6:7).

Portanto, se a lâmpada do seu templo(corpo) já está se apagando devido ao pecado, peça ao Senhor que o perdoe.

Arrependa-se, antes que a sua lâmpada se apague.

No passado Deus não levou em conta essa ignorância. Mas agora ele manda que todas as pessoas, em todos os lugares, se arrependam dos seus pecados.(At 17:30)

Nenhum comentário:

Postar um comentário