9 de dezembro de 2013

Quem poderá nos salvar da ira de Deus? - Eric Scaglioni


Paz e Graça povo santo de Deus! Espero que esteja tudo bem com todos vocês. Peço perdão pela ausência nessa última semana aqui no blog e no facebook. A partir dessa semana estaremos postando pelo menos duas vezes por semana.
Bom, no post anterior estávamos falando sobre o peso que o pecado tem sobre nossas vidas. Hoje, na continuação dos nossos estudos, falaremos sobre quem poderá nos salvar da ira de Deus, amém?

 

Texto base: ‘’Tocai a trombeta em Sião e dai voz de rebate no meu santo monte; perturbem-se todos os moradores da terra, porque o Dia do SENHOR vem, já está próximo; dia de escuridade e densas trevas, dia de nuvens e negridão! Como a alva por sobre os montes, assim se difunde um povo grande e poderoso, qual desde o tempo antigo nunca houve, nem depois dele haverá pelos anos adiante, de geração em geração. À frente dele vai fogo devorador, atrás, chama que abrasa; diante dele, a terra é como o jardim do Éden; mas, atrás dele, um deserto assolado. Nada lhe escapa. A sua aparência é como a de cavalos; e, como cavaleiros, assim correm. Estondeando como carros, vêm, saltando pelos cimos dos montes, crepitando como chamas de fogo que devoram o restolho, como um povo poderoso posto em ordem de combate. Diante deles, tremem os povos; todos os rostos empalidecem. Correm como valentes; como homens de guerra, sobre muros; e cada um vai no seu caminho e não se desvia da sua fileira. Não empurram uns aos outros; cada um segue o seu rumo; arremetem contra lanças e não se detêm no seu caminho. Assaltam a cidade, correm pelos muros, sobem às casas; pelas janelas entram como ladrão. Diante deles, treme a terra, e os céus se abalam; o sol e a lua se escurecem, e as estrelas retiram o seu resplendor. O SENHOR levanta a voz diante do seu exército; porque muitíssimo grande é o seu arraial; porque é poderoso quem executa as suas ordens; sim, grande é o Dia do SENHOR e mui terrível! Quem o poderá suportar?’’ (Joel 2:1-11)

‘’Então, os homens se meterão nas cavernas das rochas e nos buracos da terra, ante o terror do SENHOR e a glória da sua majestade, quando Ele se levantar para espantar a terra. Naquele dia, os homens lançarão às toupeiras e aos morcegos os seus ídolos de prata e os seus ídolos de ouro, que fizeram para ante eles se prostrarem, e meter-se-ão pelas fendas das rochas e pelas cavernas das penhas, ante o terror do SENHOR e a glória da sua majestade, quando Ele se levantar para espantar a terra’’. (Isaías 2:19-21)


Através dessas duas passagens, podemos ver claramente o peso da ira de Deus por causa de nossos pecados. o Dia do SENHOR há de vir, e será terrível; ninguém poderá suportá-lo. Mas afinal, como poderíamos nos reconciliar com Deus, de maneira que recebamos da sua misericórdia e possamos ser salvos da sua ira? É mais do que óbvio que ato algum praticado por nós seria capaz de nos salvar. A própria Bíblia afirma que, se fosse possível, apenas um sacrifício de algum animal seria o suficiente para que fôssemos limpos; não seria necessário realizar o mesmo sacrifício todos os anos. (Hebreus 10;1-4). Não podemos nos salvar! Somos maldição diante de Deus por causa dos nossos pecados. É necessário que o próprio Deus nos dê um meio de nos salvar.

Vemos no capítulo 3 do livro de Gênesis a entrada do pecado na humanidade (ler capítulo inteiro). O homem tinha total acesso à presença de Deus; o Senhor caminhava pelo jardim na viração do dia, todos os dias, e falava com Adão e Eva face a face. Por causa do pecado, houve a expulsão do homem do jardim e a separação entre o homem e Deus. Neste mesmo capítulo, podemos notar a primeira menção da necessidade de um Salvador por causa dos pecados; isto é chamado de Proto-Evangelho.

‘’Porei inimizade entre ti  a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar’’. (Gênesis 3:15)

Notem nessa passagem o fato de a Palavra mencionar ‘’o seu descendente’’, ou seja, no modo singular, mencionando portanto um único homem. Deus está nesse versículo se dirigindo à cobra, que foi o animal usado por Satanás ao tentar o homem. É a primeira vez que Deus promete o Messias, o Salvador. É necessário um Salvador para a reconciliação com Deus!

‘’Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados’’. (1 João 4:10)

PROPICIAÇÃO é aquele ato sacrificial pelo qual Deus se torna propício.” Em outras palavras, propiciação é o ato pelo qual Deus se torna favorável a nós. Nós nunca merecemos o perdão de Deus. Nós nascemos no pecado por causa de nossa natureza caída, e o nosso destino era certo: estaríamos indo para o inferno se não houvesse o sacrifício de um justo. O único coração que agradou a Deus por completo; se fez maldição para que pudéssemos ser justificados.

‘’Portanto, ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, se aproximam de Deus, pois vive sempre para interceder por eles’’. (Hebreus 7:25) 

‘’Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador’’. (Tito 3:4-6)

Precisamos ter em nossos corações que somos maus, absolutamente maus, e não há nada que possamos fazer pra nos aproximar de Deus se não for através da fé em Cristo Jesus. Por melhores que aparentemente sejam os nossos atos, nada é capaz de nos lavar de nossa imundícia. Apenas a Graça nos basta; apenas o sangue de Jesus derramado por nossas vidas é capaz de nos redimir. Cristo foi a ponte que cobriu o abismo que havia entre o homem e Deus; a única forma de nos achegarmos é através da cruz.

‘’Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim’’. (João 14:6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário