24 de dezembro de 2013

Porque importa-vos nascer de novo - Eric Scaglioni



Boa tarde pessoal, que a paz do Senhor seja com todos vocês nessa sexta-feira linda e abençoada que Ele nos concedeu. Hoje daremos continuidade aos nossos estudos. Lembrando que o último tema estudado foi sobre a salvação através de Jesus, amém? E hoje o tema será: ‘’Porque importa-vos nascer de novo’’. Deus abençoe a leitura de todos vocês, e que Ele, pela sua Graça e misericórdia, possa abrir o nosso entendimento, de maneira que venhamos a conhecê-Lo mais e mais a cada dia. 
http://lh5.ggpht.com/_B3maJU8hZbA/TKdfWsATdmI/AAAAAAAAADs/NKb6_dWcTLU/REUNI%C3%83O%20IX%20-%20Importa-Vos%20Nascer%20de%20Novo.jpg

João 3:1-10: ‘’E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Importa-vos nascer de novo. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso? Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?’’

Em primeiro lugar, quem era Nicodemos, afinal? Nicodemos era um fariseu. Para aqueles que não sabem, os fariseus eram uma seita religiosa conservadora; exímios estudiosos da lei de Moisés. Eram conhecidos por obediência rígida à lei de Deus. Nicodemos era um dos principais dos judeus; como diz a Palavra, era príncipe, portanto tinha uma posição social relevante. Era rico, instruído e honrado; erudito e poderoso, com um ávido treinamento em teologia. Nicodemos fazia parte do Sinédrio, autoridade religiosa em Israel composta por 70 homens, que não necessariamente eram fariseus.

Notem nesta passagem que Nicodemos se encontra com Jesus no período da noite; certamente ele tinha receio de ser visto na presença de Jesus por seus colegas fariseus, uma vez que a inimizade destes para com Jesus crescia dia a dia. Ele se achega e inicia uma conversa reconhecendo que verdadeiramente Jesus era o Messias, uma vez que os milagres operados através d’Ele só podiam ter intervenção divina. Mas Cristo o retruca, afirmando que ‘’aquele que não nascer de novo não poderá ver o Reino de Deus’’. Jesus, com essa pequena frase, mostra o quanto Nicodemos na verdade não entendia absolutamente nada; um homem inteligente, com nome respeitoso e príncipe dos judeus que conhecia toda a lei do Pentateuco, mas não conhecia verdadeiramente a Deus. Jesus quis mostrar que Deus não é apenas o que vemos exteriormente, ou seja, os milagres realizados; mas havia algo dentro de Nicodemos que havia de ser mudado para que ele verdadeiramente visse o Reino de Deus. É necessário nascermos de novo!

O que significa então nascer de novo? Nascer de novo é uma obra do Espírito Santo, e significa uma transformação genuína em nosso caráter. Vemos isso nos frutos gerados em nossa caminhada com Deus. Pessoas não nascidas de novo são indiferentes em relação as coisas do Senhor.

Antes éramos mortos, completamente separados de Deus e da sua santidade:


Romanos 3:11: ‘’ Não há ninguém que entenda;Não há ninguém que busque a Deus.


Lucas 19:10: ‘’ Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

Agora temos vida:

 Efésios 2:1-2ª: ‘’vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo.’’

         Efésios 2:4-5: ‘’Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos).’’


Deus é quem regenera e quem nos dá, através do Espírito Santo, amor para com Ele.
Romanos 5:5: ‘’E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.’’


A regeneração precede a fé!

No capítulo 9 do livro de Atos, podemos ver a conversão de Saulo através do encontro com Jesus. Saulo era um dos homens mais importantes da época, de descendência judaica e, portanto, estudioso acerca das leis de Moisés, assim como Nicodemos. Saulo era perseguidor dos cristãos da época, famoso por torturar até a morte aqueles que se diziam seguidores de Cristo. Porém, enquanto viajava para a cidade de Damasco, teve um encontro com Jesus e teve sua vida mudada por completo. Um homem que tinha por base as leis, enfim descobriu que na verdade não entendia nada e que precisava nascer de novo. Um homem que de repente descobriu que toda a vida que ele havia vivido até então não passava de uma mentira. E quando Jesus veio, Saulo simplesmente não teve escolha: se tornou o cristão Paulo, famoso agora por pregar o Evangelho de Jesus até a morte.

Podemos viver na casa de Deus, participar de cultos, células, reuniões e até mesmo ter um cargo dentro de uma igreja; se o Espírito Santo não vier sobre nós, nunca nasceremos de novo! Isso implica em dizer que estamos na mesma posição que Saulo estava até o momento do encontro com Jesus: vivendo uma enganosa situação. Nós não podemos no acomodar com os nosso pecados.

Gálatas 5:19-21: ‘’Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.’’

Se estamos dentro da Igreja, julgando que verdadeiramente nos convertemos e estamos indo pelo caminho certo, e ainda praticamos qualquer uma dessas coisas, cuidado: Pode ser sinal de que não nascemos de novo, e isso é motivo de grande preocupação. 

 Ezequiel 11:19: ‘’E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne.’’
 
1 João 3:9: ‘’ Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.’’



 1 Pedro 1:23: ‘’ E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento.’’


 Filipenses 1:6: ‘’Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus.’’

É necessário que tenhamos um coração contrito com Deus, que abomina e vira as costas para o pecado e que ama a santidade e os retos caminhos. Andemos segundo a fé em Jesus, crendo que aquele que começou a obra em nossas vidas é fiel para ir até o fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário