5 de agosto de 2011

O que significa Selá?

“Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe; e faça resplandecer o seu rosto sobre nós (Selá.)” Salmo 67:01

Um sinal litúrgico (salal = elevar), para que fosse elevada a voz ou as mãos em atitude de oração.

Deriva-se de uma raiz aramaica – sl = prostrar-se. é um sinal indicativo para que nesse ponto o adorador se prostrasse.

O original hebraico selah significa “descanso de um suspender ou erguer”.

Na Septuaginta, ou a tradução dos setenta, do hebraico para o grego, selah foi traduzida por diapsalma – diapsalma, que significa intervalo, interlúdio, mudança de tom.

Selá é uma pausa para que o nosso pensamento seja elevado a Deus. É um suspiro pausado de alegria, quando alguém que amamos chega inesperadamente a nossa frente ou a nossa casa. Seria uma espécie de interjeição de alegria ou satisfação.

Selá é o expressar harmonioso de todas as fibras de um coração que anseia pelo auxílio de Deus e de repente sente a doce serenidade da presença divina, como se conclui do Salmo 67:1.

A palavra é usada 74 vezes, sendo 71 nos Salmos e três vezes no livro de Habacuque – 3:3, 9, 13.

No Salmo 143:6 está: “A ti levanto as mãos; a minha alma anseia por ti, como terra sedenta – Selah”. A palavra aqui significa fazer uma pausa e elevar a alma e não simplesmente a voz.

C.H. Spurgeon em seu livro Tesouro de Davi, comentando este versículo afirma:

“Minha alma qual terra sedenta tem sede de ti”. Como a terra ressequida e rachada pela seca, abrindo a boca em súplicas silenciosas, o salmista também sentia a alma quebrantada pela saudade. Tinha sede do Senhor. Selá.”

Habacuque, o professor hebreu, avaliando as calamidades que vieram sobre seu pais e os subsequentes castigos que adviriam aos caldeus, argumentou com Deus com todo o entusiasmo e impetuosidade de seu espírito, culminando com sua sublime e poética prece, na qual aparece três vezes a palavra “(Selá).

Isso nos leva a meditar que para compreensão de minúcias importantes nas Escrituras, é necessário ter muito mais que um simples conhecimento teológico, mas requer de fato uma inclinação e sensibilidade espiritual para total absorção.

Prostrem-se diante das Escrituras Sagradas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário