4 de julho de 2011

Rotina e Valores



Você vive numa rotina?
Ou sabe o que é a rotina?
Ou sabe que a rotina está muito ligada aos seus valores?
Durante boa parte da minha vida eu quis ter coisas que meus colegas amigos tinham mas que meus pais não podiam me dar. Comecei a trabalhar com 11 anos, numa loja de artigos evangélicos do meu tio, desde então nunca mais parei. Já trabalhei na indústria, em banco e agora em serviços e graças  Deus todas estas empresas eram as melhores no que faziam. Nesses lugares pude conhecer gente de todo tipo e o que mais me “marcou” foram as pessoas “bem-nascidas” que tinham pais donos de empresas, fazendas, diretores, que tinham seus carros, faculdades e despesas pagas pelos pais, viajens internacionais…. Ou seja, uma outra realidade que não era a minha! Eu olhava e queria ter aquelas coisas que eles tinham, carro, celular de últimos modelo, roupas, passeios, viagens…mas não tinha. Hoje as coisas melhoraram um pouquinho mas ainda vou de condução para o trabalho, hoje estudo e inglês, invisto o meu recurso na minha e na formação dos meus dois irmãos menores e não me arrependo.
Mas porque te falei isso? Porque acredito que se estou onde estou hoje é porque tive a oportunidade de não deixar, graças a Deus, algo me dominar: a rotina! Sim, poderia ter feito dívidas em cartão de crédito para comprar coisas e fazer o que eles faziam para ser “igual” a eles, mas não fiz. Eu sairia do meu padrão e do meus limites para ter, mesmo que por um breve momento, o sentimento de “eu posso ter e ser igual a eles”, mas sempre pensei no depois e no quanto me apertaria para ter um celular da moda, ou a roupa da marca “x”, ou ir no “lugar tal”… E graças a Deus não fiz nenhum destas coisas sem poder!
Apesar dela bater em minha porta ela não me domina!
Tá, mas o que é a rotina???
Aparentemente ela é uma “força” externa que te obriga a fazer algo fora do seu normal quando você está cansado das mesmas coisas. Mas acredito que a rotina é interna, ou seja, é um desejo de fazer, ser ou ter algo que não faz parte do seu modo de vida em que você começa a procurar algo para te trazer uma emoção, como a adrenalina ou um prazer por algo. Nesse cenário em que você estácansado das mesmas coisas e faminto por algo novo, o mundo que “te conhece” se torna seu “amigo” e te oferece várias oportunidades de “ser parte dos bons”, “ser dono do seu nariz”. E num dado momento nós acabamos aceitando o convite, só para ter algo, um prazer, uma satisfação, mesmo que ela dure 5s, não importando o preço que devemos pagar por isso, nada é de graça.
Só que na maioria das vezes sair da rotina pode custar algo muito valiososeus valores!
Pra ilustrar essa história Jesus contou a parábola de dois jovens:
Um que tinha tudo mas que queria mais então pegou a grana que tinha direito e foi curtir a vida gastando tudo em festas até acabar o tudo e o ficando sem amigos, sem dinheiro e sem opção de vida a não ser comer com os porcos.
Já o outro irmão continuou a trabalhar para seu pai e a viver de forma diligente e teve uma recompensa no final.
Essa é a história do filho pródigo, se você não conhece pode ler em Lucas 15:11-32
O filho pródigo, que estava cansado da sua vida sem novidades, pediu a parte dele na herança e foi embora, isso significava que ele estava dizendo ao pai dele que não importava mais nada, que a relação que eles tinham acabaria naquele momento porque o filho rejeitou o amor e proteção do pai para ir embora à procura de novidades e prazeres.
Já o outro filho ficou em casa e continuou trabalhando para o pai, continuou sendo diligente e obediente todo o tempo e no fim, quando seu irmão voltou, ele reclamou para o pai que o irmão havia rejeitado o pai, ido curtir a vida e agora estava voltando pra casa arrependido, e o pai o estava aceitando novamente. Veja o diálogo deles:
“…Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo. Mas ele se indignou, e não queria entrar.
E saindo o pai, instava com ele.
Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anossem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos; Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado.
E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas; Mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se.” Lucas 15:27-32
Muitas pessoas quando pensam que este trecho fala só do filho que voltou para casa, mas esquecem que ele voltou para casa sem dinheiro, sem herança e sem o direito de ser chamado filho, e mesmo assim o pai o aceitou novamente.
Mas poucos percebem que o filho obediente, que viveu todos diligentemente todos os anos, que trabalhou para o pai e que permaneceu ganhou tudo, todas as posses e bens do pai eram dele.
Como te disse, às vezes sair da rotina custa tudo de bom que você tem, pode custar a virgindade, a integridade, o caráter, a honestidade, a fé ou talvez a salvação.
Eu tive a chance de comprar coisas como as dos meus colegas, de ir onde eles iam e de fazer o que eles faziam, mas não fiz. Descobri que não é ter algo que me fará feliz, não é estar em algum lugar que me fará feliz, mas é ser quem eu sou, quem fui criado para ser e ser quem Deus me pede para ser, fazer o que Ele quer que eu faça, estar onde Ele quer que eu esteja. Se eu vivo assim não vivo em rotina, porque Deus a cada hora fala coisa novas, me ensina coisas novas e faz as portas se abrirem, faz os convites chegarem e então sei que é Ele fazendo, porque vejo claramente um propósito nisso e porque sei que na minha condição, não poderia, de jeito algum, fazer e estar nos lugares que Ele leva!
Essa é a minha história, ou parte dela, não sei qual é a sua história, mas quero te falar:
  • Se você abriu mão dos seus valores para fazer algo errado, não quero te acusar e repreendo emnome de Jesus toda a acusação sobre você! Se você voltar alguns versículos neste texto de Lucas 15, vai ver que o pai se alegrou fortemente por ver seu filho amado voltando para casa, vai ver que ele mandou os criados trazerem do melhor para vestir o filho e matar bois para festejar.
    Deus faz assim com você também, basta você voltar para casa do Pai, Ele espera de braços abertos! 
    Não demore a voltar!
    “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.” João 6:3
  • Mas se você que se manteve firme e se sente na rotina, te digo que as vezes precisamos fazer as mesmas coisas por algum tempo, porque isto faz parte do crescimento, mas enquanto você está nesta fase não se desespere! Não abra mão dos seus valores por nadaAguente firme, se precisar peça ajuda!
Se você quiser fazer coisas diferentes, faça com a motivação e condição correta!
Que Deus continue te abençoando e ajudando!
Só por curiosidade:
A solução para a rotina é a criação! Quando alguém cria algo está criando algo que não existe e se não existe é novo então. Se é novo não pode estar numa rotina.
Um assunto muito bom para outro estudo é: qual é a principal característica de Deus? Amor, Bondade… sim, mas também CRIADOR! Deus não fez o mundo e parou de criar, se você ler em Isaías 43:19 e 18 vai ver que Ele continua criando coisas novas! Podemos sentir? Podemos perceber? Queremos ver?
Esse poder criador nos foi dado, podemos trazer à luz coisas novas que só Ele pode nos revelar, podemos inventar, criar… Depende do nosso relacionamento com O Criador e da nossa vontade de aprender a criar.
Podemos nos “enquadradar” no mundo, ter, fazer e ser igual a todos. Ou podemos ser e buscar o que é novo – que só vem do Céu!

Fonte: não morda a maça

Nenhum comentário:

Postar um comentário