20 de novembro de 2013

Quem é Deus? Parte II - Eric Scaglioni


Paz e Graça galera. Hoje daremos continuidade aos estudos, mais precisamente à publicação anterior, cujo tema é: ‘’Quem é Deus?’’ Que o Senhor possa, pela sua misericórdia, nos conceder o entendimento acerca do que está sendo escrito, de maneira que cresçamos sempre em fé, conhecimento e paixão.
Anteriormente, falamos a respeito dos atributos absolutos de Deus: a auto-existência (Deus existe, independente de qualquer coisa), a imutabilidade (Deus não muda em Sua natureza e nem em Seus propósitos), e a santidade (a perfeita excelência moral e espiritual, a pureza de Deus). Na publicação de hoje, estudaremos acerca dos atributos relativos do Senhor.

Dizer que certos atributos de Deus são relativos significa dizer que há relação, ou seja, há uma conexão existente entre tais atributos com o tempo e com a criação, diferente dos atributos absolutos de Deus que, como estudamos anteriormente, dizem respeito ao SEU SER, não havendo ligação com coisa alguma. Falaremos então sobre cada um desses atributos separadamente e detalhadamente.
1Eternidade. Como pudemos ver durante a pregação cujo tema é ‘’Deus existe?’’, Deus é o único ser existente que não apresenta um início; Deus não nasceu. Iavé é o único que possui o poder de SER, intrínseco em Si, não precisando de nada e de ninguém. O próprio Deus, no livro de Apocalipse 1:8, declara a sua eternidade: ‘’Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.’’ Deus não teve início e jamais terá um fim! Ele não está condicionado ou limitado ao tempo como nós.
Salmos 90:2: ‘’Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus;’’
Moisés em sua oração declara a eternidade de Deus, afirmando que antes mesmo que existisse o mundo, de ETERNIDADE a ETERNIDADE, o Senhor é. O Senhor sempre foi. Há um nascimento para os montes, há um início para a formação da terra e do mundo, há uma data que marca o início de nossas vidas; porém, Deus não tem início e nem fim.
Salmos 90:4: ‘’Pois mil anos, aos teus olhos, são como o dia de ontem que se foi e como a vigília da noite’’.
Mil anos aos nossos olhos são como um dia aos olhos do Todo-Poderoso.
2Onipresença. Se buscarmos o significado da palavra ‘’onipresente’’ no dicionário acharemos a seguinte explicação: ‘’que está em todos os lugares’’. Parece estranho e impossível? Mas é exatamente isso que Deus é! Um Ser onipresente, que é capaz de se fazer presente no mesmo momento em toda a sua obra e criação, a cada canto do Universo.
Salmos 139:7-10: ‘’Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá haverá de me guiar a tua mão, e a tua destra me susterá.’’
Você pode compreender o quão linda é essa passagem? Davi afirma a onipresença de Deus. Ele declara que é impossível fugir dos olhos do Senhor. Ainda que nos escondamos no mais profundo abismo do oceano, o Espírito do Senhor nos encontrará. A providência divina não tolera limite algum. É como se o próprio Davi dissesse: ‘’Deus, isso é demais para mim! Como posso entender?’’ Não é isso que pensamos? Como entender a grandeza desse nosso Deus? Jonas tentou fugir daquilo que Deus tinha como propósito para ser cumprido por ele, e pôde experimentar da força da própria natureza trabalhando para reconduzi-lo ao seu dever para com Deus (Jonas, capítulos 1 a 3).
Há uma passagem em que o próprio Deus confirma o que foi dito por Davi:
Jeremias 23:23-24: ‘’Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o Senhor, e não também de longe? Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? – diz o SENHOR; porventura, não encho eu os céus e a terra? – diz o SENHOR.’’
Como é lindo ver próprio Deus afirmar que a sua presença é capaz de encher o céu e a terra por completo. Você é capaz de imaginar tamanha grandeza e majestade?
3Onisciência. Deus é onisciente. Isso significa dizer que Ele possui todo o conhecimento e sabedoria e, se tratando de um Deus infinito, o seu conhecimento também deve ser infinito. É diferente de afirmar que, conforme o tempo passa, Deus vai aprendendo coisas novas, descobrindo novos projetos, uma vez que já foi afirmado em nossos estudos que Ele é imutável. Portanto, se segundo a Bíblia Deus não muda e sabe todas as coisas, então Ele sempre soube. Caso contrário, Ele causaria mudanças conforme fizesse novas descobertas.
I João 3:20: ‘’pois, se o nosso coração nos acusar, certamente, Deus é maior do que o nosso coração e CONHECE TODAS AS COISAS’’.
Deus afirma que ‘’enganoso é o coração do homem, mais do que todas as coisas.’’ Jeremias 1:9. Nem mesmo as nossas emoções inconstantes são capazes de nos trazer segurança; não podemos confiar nem mesmo em nossos corações. Apenas Deus sabe de todas as coisas, apenas Nele há esperança.
Salmos 139:23: ‘’Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos;’’
Quer versículo mais explícito que esse? Nós não podemos fugir de Deus. Ainda que não exteriorizemos nossa ira e o nosso pecado, Ele é capaz de sondar os nossos pensamentos. Quão grande é esse Deus!
4Onipotência. Deus possui todo o poder. O poder de ser, o poder de fazer, de conhecer. Deus pode todas as coisas. O nosso Deus abriu o mar (Êxodos 14:21: ‘’Então, Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o SENHOR, por um forte vento oriental que soprou toda aquela noite, fez retirar-se o mar, que se tornou terra seca, e as águas foram divididas’’), parou o sol (Josué 10:13: ‘’E o sol se deteve, e a lua parou até que o povo se vingou de seus inimigos’’). E mais: Deus é ‘’aquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós’’ (Efésios 3:20).
O próprio Deus, em inúmeras passagens bíblicas, declara que é o Todo-Poderoso:
Gênesis 17:1: ‘’Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito’’.
Mateus 19:26: ‘’Jesus, fitando neles o olhar, disse-lhes: Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível’’.
Tendo em vista a onipotência de Deus, nós devemos tomar um grande cuidado ao declará-la, uma vez que ela, como nenhum outro atributo, pode ir contra a natureza de Deus. Por exemplo, Deus não pode mentir, porque Ele é santo e imutável. Deus não viola suas próprias leis. Tomemos cuidado.
5Fidelidade. Quem nunca ouviu a frase: ‘’Deus é fiel’’? Pois Ele é mesmo! Deus é fiel em tudo o que faz e diz, e esse atributo tem a ver com a própria imutabilidade de Deus. Ainda que nós sejamos infiéis para com Ele, Ele não é infiel para conosco. Ainda que venhamos a falhar com o Senhor e, com isso, quebrarmos a aliança, Ele jamais descumprirá suas promessas. Israel, a nação escolhida de Deus, diversas vezes se voltou contra o Senhor, mas isso não fez com que Ele descumprisse a promessa feita a Abraão (Gênesis 17:7: ‘’Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o teu Deus e da tua descendência’’).
Hebreus 10:23: ‘’Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel’’.
6Amor. ‘’Aquele que não ama não conhece a Deus, pois DEUS É AMOR’’ (I João 4:8 ÊNFASE ACRESCENTADA). Como a própria Bíblia declara, Deus é amor.
Quando atribuído a Deus, o amor é usado em diferentes sentidos na Bíblia. Algumas vezes se refere a sua mera bondade e amor para benefícios naturais sobre todos os homens:
Salmos 145:9: ‘’O Senhor é bom para todos, e as suas ternas misericórdias permeiam todas as suas obras’’.
Mateus 18:33: ‘’não devias tu, igualmente, compadecer-te do teu conservo, como também eu me compadeci de ti?’’
Lucas 6:35: ‘’Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois Ele é benigno até para com os ingratos e maus’’.
Outras vezes, e no sentido oposto, fala do Seu amor redentor, que é soberano, discriminante e particular.
Romanos 9:13: ‘’Como está escrito: Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú.’’
Salmos 5:5: ‘’Os arrogantes não permanecerão à tua vista; aborreces a todos os que praticam a iniquidade’’.
7 - Justiça.
Deuteronômio 32:4: ‘’Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são JUÍZO. Deus é fidelidade, e não há nele INJUSTIÇA. É JUSTO e RETO.’’ (ÊNFASE ACRESCENTADA)
A justiça de Deus é o cerne de todo o acontecimento na Terra e de todo o desenrolar da Bíblia. Tal justiça nos afirma que é impossível Deus deixar o pecado impune. Aquilo que é correto ele se apraz, mas aquilo que é pecado é punido por Deus.
Romanos 2:6: ‘’que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento;’’
Salmos 18:24: ‘’Daí retribuir-me o SENHOR, segundo a minha justiça, conforme a pureza das minhas mãos, na sua presença’’.
Salmos 7:12: ‘’Se o homem não se converter, afiará Deus a sua espada; já armou o arco, tem-no pronto;’’
Esse é o único e real motivo porque Jesus Cristo teve de morrer por nós. Entendam que o pecado nos separou de Deus, devido a Sua santidade e a Sua justiça! Adão e toda a Terra foi punida! Foi essa justiça que fez necessário Cristo padecer por nós.
Romanos 3:26: ‘’tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para Ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus’’.
A salvação dos crentes é um ato de graça para com eles; contudo, é um ato de justiça a Jesus Cristo que morreu em lugar de todos que creem.
Não deixem que mentiras sejam ditas a nós a respeito de Deus. Não permitamos que heresias corrompam os nossos corações. Claro que não mostramos tudo, e somos incapaz de conhecer e ensinar a totalidade de quem é o nosso Deus! Mas esse pouco já nos faz vislumbrar a beleza do Seu ser e nos esclarece muitas coisas que dizemos não entender da Bíblia. Ele é digno de ser adorado. Nos resgatou sem que merecêssemos. Nunca iremos entender! Nos apaixonemos por esse Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário