3 de setembro de 2013

Quem é Deus? Parte I - Eric Scaglioni

Fala pessoal abençoado! Como estão? Tudo na graça de Deus? Como prometido, segue a palavra de estudo ministrado no último sábado, dia 31/08/13, para os jovens em nossa igreja. E mais uma vez, aqui está para você que não pôde ir, que não nos conhece, que quer rever o que foi ministrado, enfim, quem tiver vontade e curiosidade de aprender um pouco mais sobre Deus. Que Deus nos abençoe em nossa leitura e nos dê a graça de sua revelação.


Quem é Deus? Parte I

No último artigo falamos a respeito da existência de Deus e de como essa questão tem sido severamente discutida nos dias atuais. Porém hoje falaremos de algo muito importante. Falaremos sobre Deus! Infelizmente, talvez você frequente alguma igreja (não estou citando nenhuma em específico e nem tirando a igreja que eu frequento da reta) em que os pregadores não dedicam seu tempo para falar a respeito do ser mais importante de toda a Bíblia, Deus. Isso é uma vergonha! Hoje nosso suposto “evangelho” tem deixado questões cruciais de lado para se embriagar com aquilo que enche os olhos e ouvidos daqueles que escutam. Perdemos a noção do que é temor, do que é orar, do que é carregar nossa cruz, do que é pecado e de quem é Deus! Precisamos voltar ao início. Não podemos seguir em nossa fé, se não conhecemos o Deus de nossa fé. Nos tornamos presas fáceis para mentiras e heresias.
·        Jr 9:23-24 (Jr = Jeremias);

Não podemos nos gloriar em outra coisa!! É o que a Bíblia diz. Nos gloriemos em conhecer a Deus!! Mas é possível conhece-lo?
·        Jo 17:3 (Jo = João);

Essa é nossa vida eterna, conhecer a Deus! O apóstolo João nos convida a passarmos toda a nossa vida (e eternidade) conhecendo a Deus, então é possível sim! Mas é possível conhece-Lo por completo?
·        Sl 139:1-6 (Sl = Salmos);

O salmista chegou a conclusão que o conhecimento de Deus é demais para nós, seres humanos. Então sim, nós podemos conhecer a Deus e não, não conseguiríamos conhece-Lo por completo, devido a sua infinidade, sua grandeza e poder. É demais pra nós. Essa será nossa vida eterna!
Com essa breve base bíblica podemos dar continuidade a nosso estudo. Então conhecer a Deus é nossa principal tarefa como cristãos e devemos conhece-Lo para sabermos seus princípios e quem Ele é! Mas como podemos conhece-Lo?
·        Rm 1:19 (Rm = Romanos) e Mt 11:27 (Mt = Mateus);

A Bíblia então nos ensina que Deus se revela a quem Ele quer! Não é pelo nosso esforço que vamos conhece-Lo e sim pela graça Dele que nos dá o conhecimento sobre sua personalidade. Na Bíblia podemos buscar alguns atributos que nos dão uma noção de quem é o nosso Deus. Não uma revelação completa, pois não suportaríamos. Ex 33:20 (Ex = Êxodo)
Alguns estudiosos dividem os atributos de Deus listados na Bíblia, em duas categorias: atributos absolutos e atributos relativos. Não que eu seja adepto dessa divisão, porém achei que fica fácil para entendermos melhor o que será explicado. Na parte I deste artigo, falaremos a respeito dos atributos absolutos de Deus. O que são esses atributos? Atributos absolutos de Deus são aqueles que dizem respeito ao SEU SER, sem ligação com nenhum outra coisa; e que são exclusivos do nosso Deus. A Bíblia nos conta sobre 3 desses atributos e eu gostaria de falar sobre cada um individualmente;

1º) AUTO-EXISTÊNCIA
Falamos um pouco desse atributo na semana passada (leia “Deus existe?”).
Esse atributo nos ensina que a existência de Deus é auto-causada. Ele existe independentemente de qualquer outra coisa.
Ele é o Iavé, o Jeová! Ele tem existência própria. Algo que nós seres humanos não conseguimos compreender.
E se negarmos, caímos naquele problema que vimos na semana passada, onde nada existiria se nada tivesse o poder de SER por si próprio.
Deus tem o poder de ser NELE! É intrínseco. Não se pode separar.

2º) IMUTABILIDADE
         Também demos uma pincelada nesse atributo.
A frase: “Eu sou o que sou” (Iavé ou Jeová) refere-se também a imutabilidade de Deus.
Isso significa que Deus não pode mudar!
Ele não muda em sua natureza nem em seus propósitos.
*Ml 3:6 (Ml = Malaquias);
* Tg 1:17 (Tg = Tiago);
* Nm 23:19 (Nm = Números);
* 2Tm 2:11-13 (Tm = Timóteo);
Sua vontade não pode mudar!!
Mas e aquela passagem em que Deus quis matar o povo de Israel por causa do bezerro de ouro, mas não matou? Ex 32:9-14
Não mostra que Deus muda? De forma alguma!
A palavra hebraica usada é nacham que pode traduzir-se por arrepender-se, lamentar, entristecer-se; segundo o contexto e o modo verbal pode alternativamente significar "confortar" e "ser consolado".
Nesse caso é uma resposta de Deus perante as obras do homem. Deus por ser justo, tem que cumprir sua justiça. O homem pecou, é digno de morte. Moisés intercedeu, Deus teve misericórdia.
Então, quando a Bíblia refere-se ao arrependimento de Deus, tem a ver com a conduta do homem. Caso contrário, fala-se da vontade inquebrantável de Deus e sua imutabilidade como é. Então não pode ser considerada uma contradição.
Um ponto a destacar-se nessa passagem é o fato de Moisés ter intercedido pelo povo. Isso nos mostra que a oração muda as situações em que estamos. Mas que fique claro que a oração não muda Deus! No caso de Moisés, a situação mudou, pois Deus teve misericórdia diante dos pecados do povo. Deus estava sendo justo e cumpriu sua misericórdia.
Nunca vamos alcançar o que Deus não deseja. Pois não podemos muda-Lo.
1Jo 5:14;


3º) SANTIDADE
A santidade de Deus é a sua perfeita excelência moral e espiritual. Deus é perfeitamente puro, e justo em Si mesmo. Todos os outros atributos morais de Deus se devem a sua santidade.
A palavra hebraica traduzida por santo é kadosh e em grego agios que significa SEPARADO!
Esse atributo é o fundamento da nossa fé e crença!!! Ele é separado e distante de qualquer imundícia, impureza, pecado. ELE NÃO PODE PECAR, POIS ELE É SANTO!

Diz R. A. Torrey: "O sistema inteiro mosaico de lavagens; divisões do tabernáculo; divisões do povo em israelitas comuns, levitas, sacerdotes e sumos sacerdotes, a quem se permitiam diferentes graus de aproximação a Deus, sob condições rigorosamente definidas; o insistir sobre sacrifícios como meios necessários de aproximação a Deus; as direções de Deus a Moisés em Êxodo 3:5, a Josué em Josué 5:15, o castigo de Usias em 2 Crônicas 26:16-23, as ordens rigorosas a Israel sobre aproximarem-se do Sinai quando Moisés falava com Deus - tudo visou a ensinar, acentuar e ferretear nas mentes e corações dos israelitas a verdade fundamental que Deus é santo, irrepreensivelmente santo. A verdade que Deus é santo é a verdade fundamental da Bíblia, do Velho e do Novo Testamento, da religião judaica e cristã" (What The Bible Teaches, pág. 37).

Sl 22:3; 99:9;
Is 5:16; 6:1-3 (Is = Isaías);
1Pe 1:15-16 (Pe = Pedro);

Deus é SANTO, Ele não tolera o pecado, Ele não conhece o pecado. Ele não pode pecar. E o pecado nos separa de Deus, pois não há como habitarem no mesmo lugar devido a SANTIDADE ser um atributo de Deus e Ele ser imutável!!!!!!!!
Is 59;2;

Esses são os atributos absolutos de Deus! São inquebráveis, pois Ele não muda! Ele é auto-existente e SANTO!
         SERIA IMPOSSÍVEL SERMOS SALVOS SEM SANTIDADE. Impossível! Não poderíamos habitar ao lado de um Deus com esses atributos. Acredito que isso já deixa claro pra nós aquilo que Cristo veio fazer por nós na cruz! Precisamos desse sacrifício e desse sangue, caso contrário, seria impossível sermos salvos. É Cristo quem nos justifica perante Deus.
A minha oração é que tenhamos mais conhecimento de Deus cada dia das nossas vidas. Precisamos disso! Que Deus nos ajude em nossas fraquezas. Na parte II falaremos sobre os atributos relativos de Deus! Até a próxima pessoal. Fiquem na paz.

Obs: Artigo livre, para abençoar outros blogs e outras pessoas, desde que coloquem autoria, e nos contate através do email: jovensmontecarmelo@gmail.com 


Nenhum comentário:

Postar um comentário